Você pode ser fluente mesmo sem se matar de estudar. Você só precisa ter a abordagem certa com o inglês.
A primeira coisa é: você aceita bem o inglês? Tem algum trauma com algum ex-colega de classe, familiar, antigo professor? Você já superou o fato de que muitas vezes ele vai ser chato e frustrante, mas você precisa voltar naquilo toda semana e repetir até deixar de ser frustrante? Esse é o primeiro fator que você precisa ter na mente, o emocional é o maior obstáculo de muita gente que precisa aprender a língua.
Depois que passamos esse processo que todo aluno entra em algum momento, começamos a falar de gramática. Você precisa e não precisa da gramática ao mesmo tempo. Você precisa dela para evitar que exista alguma interferência na sua comunicação, mas também não precisa decorar as regras assim como um professor de inglês por exemplo. Você só precisa entender o contexto onde cada parte da gramática está inserida, e essa abordagem vai determinar o tempo que você vai levar para ser fluente.
A gramática é sua ferramenta para usar o vocabulário que você adquire, e se fazer entendido em outra língua. Como se o vocabulário fosse os ingredientes, e a gramática junto com a fala é a mágica do cozinheiro em juntar tudo e fazer virar uma bela refeição. Ter um bom vocabulário, e um bom domínio de gramática faz com que você se destaque em um ambiente de trabalho ou acadêmico, mais ainda caso você seja uma pessoa que se comunica bem.
Além de buscar vocabulário para que você consiga falar sobre seu trabalho, seus hobbies, sua vida, seus pensamentos, você deve buscar enxergar a gramática como a ferramenta que faz com que você consiga colocar todas aquelas palavras em um contexto onde seja compreensível o tempo, o lugar, e quem ou o que estava lá. Quando você tem essa abordagem ao estudar inglês (e preste atenção, ao estudar! Quando falamos não temos tempo para isso) as coisas começam a fazer sentido na sua mente, e esse ranço do inglês vai embora naturalmente.
E ao praticar essa mentalidade, essa abordagem com o idioma nos seus estudos, a fala correta se torna algo natural com o tempo, e você precisa pensar cada vez menos em inglês. E se você está preso no B1, talvez fique fluente em 1 ano. se está no B2, talvez em 6 ou 8 meses. Se você está começando agora, pode ser fluente em 2 ou 3 anos. A prática alinhada a uma abordagem diferenciada e que faz sentido em como aplicar a gramática no dia a dia, é o que te dá essa paciência e contém a ansiedade de evoluir logo.
Se você quiser fazer parte da Brazilian English, ter meu acompanhamento pessoal e ter acesso a minha plataforma de estudos com explicações sobre gramática e pronúncia, e suporte no Whatsapp para dúvidas, clique no botão abaixo.